Tradução do latim do Padre António Fazenda
Não me esqueci da minha promessa. Pois tinha prometido aos que vós batizastes uma prática em que vos expusesse o sacramento1 da mesa do Senhor, que vós ainda agora estais vendo e no qual a noite passada tomastes parte. Deveis saber o que recebestes, o que haveis de receber, o que conviria recebêsseis cada dia2 .
Aquele pão que vedes no altar, consagrado pela palavra de Deus, é o corpo de Cristo. Aquele cálice, melhor, o que está dentro daquele cálice, consagrado pela palavra de Deus, é o sangue de Cristo. Por eles nos quis o Senhor Jesus Cristo entregar o seu corpo e o seu sangue que por nós derramou para remissão dos nossos pecados.
Se os recebestes com as devidas disposições, vós sois o que vós recebestes. Realmente o Apóstolo diz: Embora sejamos muitos, somos contudo um só pão e um só corpo (1 Cor 10, 17). Assim é que ele explica o sacramento da mesa do Senhor: Somos muitos, mas somos um só pão e um só corpo. Com este pão se vos mostra quanto deveis prezar e amar a unidade. Porventura aquele pão foi feito de um só grão? Não eram muitos os grãos de trigo? Mas antes de chegarem a pão, estavam separados. Foram unidos pela água, mas depois de esmagados. Se o trigo não for moído e amassado com água, é impossível que chegue a ser o que se chama pão.
Ora convosco passou-se coisa parecida. Primeiro, à semelhança de mó, rodou sobre vós a humilhação do jejum e o sacramento do exorcismo. Veio o batismo e como que fostes amassados com água para chegardes a esta forma de pão. Mas sem fogo não se coze o pão. Que significa portanto o fogo, isto é, a unção de azeite? Não há dúvida de que o azeite, como alimenta o fogo, é o sacramento do Espírito Santo. Reparai no que se lê nos Atos dos Apóstolos, pois começa agora mesmo a ler-se esse livro: hoje principia a leitura do livro intitulado: Atos dos Apóstolos. Quem quer adiantar, tem com quê. Quando vindes à igreja acabai com a vaidade das vossas falas e prestai atenção às Escrituras. Os vossos livros somos nós. Atentos, pois; e vede o caminho por onde há-de vir no Pentecostes o Espírito Santo.
O modo como há-de vir (o Espírito Santo) é este: manifesta-se em línguas de fogo; Mete-nos dentro o espírito de caridade, para nos inflamarmos no amor de Deus, para desprezarmos as seduções do mundo, para queimarmos as ervas das nossas paixões, para purificarmos como ouro o nosso coração. Vem, pois, o Espírito Santo, depois da água o fogo, e tornais-vos naquele pão que é corpo de Cristo. E por este modo se significa de alguma forma a unidade.
Sabeis os mistérios pela ordem em que se seguem. Primeiro, depois da oração3 sois convidados a ter o coração no alto; é coisa que fica bem a membros de Cristo. Pois, se vos tornastes membros de Cristo, o que é vossa cabeça onde está? Os membros têm sua cabeça. Se o que é cabeça não tivesse ido adiante, os membros não podiam segui-lo. Para onde foi o que é vossa cabeça? Que recitastes no Símbolo? Ao terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu, está sentado à direita do Pai. Está, pois, no céu O que é nossa cabeça. Por isso, quando se diz «Coração ao alto!» respondeis «Já o temos no Senhor». E para que isso de ter o coração no Senhor o não atribuais às vossas forças, aos vossos merecimentos, aos vossos esforços, porque ter o coração no céu é um dom de Deus, por isso o bispo ou o presbítero que celebra, depois de o povo responder «Temos no Senhor o nosso coração bem elevado», continua «Demos graças ao Senhor nosso Deus», por termos o coração posto n'Ele. Demos-Lhe graças, porque se Ele não nos fizesse este dom, teríamos o coração na terra. E vós assim o atestais dizendo: É digno e justo que Lhe demos graças por nos fazer levantar o nosso coração para Aquele que é nossa cabeça.
Em seguida, depois da santificação do sacrifício de Deus, porque Deus quis que nós sejamos sacrifício seu — e isto fica manifesto logo que se põe sobre o altar o sacrifício de Deus —, porque, como esse sacrifício nos representa também a nós, lá estamos4 com Ele em cima do altar; logo, pois, que se terminou a santificação, rezamos a oração do Senhor, que já aprendestes e recitastes. Depois dela diz-se A paz seja convosco, e os cristãos beijam-se com ósculo santo. É o sinal da paz. O que os lábios mostram, deve-se fazer na consciência, isto é, assim como os teus lábios se aproximam dos lábios do teu irmão, assim se não afaste do coração dele o teu coração5 .
Grandes mistérios, pois, e muito grandes! Quereis saber em que condições nos são dados? Diz o Apóstolo: «Quem come o corpo de Cristo ou Lhe bebe indignamente o seu cálix, é réu do corpo e do sangue do Senhor» (1 Cor 11, 27). Receber indignamente que significa? Receber com desdém, receber com irrisão. Não O julgues vil por O veres. O que vês passa; mas o invisível, que é significado, não passa, permanece. Eis que Se recebe, Se come, Se consome. Destrói-se porventura o corpo de Cristo? Destrói-se porventura a Igreja de Cristo? Destroem--se porventura os membros de Cristo? Nunca! Aqui purificam-se, lá coroam-se. Permanecerá, pois, o que é significado, embora o que significa pareça passar.
Recebei-O, pois, de maneira que tireis proveito, que tenhais a unidade no vosso coração, que tenhais sempre fixo no alto o coração. Não ponhais na terra a vossa esperança, mas no céu; seja firme em Deus a vossa fé, seja aceite a Deus. Porque aquilo que agora, sem o verdes, credes, lá haveis de o ver e de o gozar sem fim.
Notas: